quinta-feira, março 08, 2012

Menores violados por pai e tio - Salvaterra de Magos

Rapaz e duas irmãs violados por pai e tio

Crimes sexuais em 2008 e 2009 foram denunciados pelas crianças a responsáveis de instituição

Os três irmãos, duas raparigas e um rapaz, todos eles menores, residiam num lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. Mas as idas quinzenais a casa, em Salvaterra de Magos, transformaram-se num inferno, entre 2008 e 2009 – período em que os três foram abusados pelo próprio pai e por um tio. O julgamento começa hoje em Benavente.

Os irmãos, dois deles portadores de deficiência mental, foram vítimas de abusos sexuais continuados durante meses – praticados pelo pai e por um tio materno, também ele deficiente, dentro da casa da família, em Salvaterra de Magos, nalgumas das visitas que as crianças faziam aos fins-de-semana.

O pai, de 44 anos, é suspeito de ter abusado das duas meninas quando aquelas tinham 13 e 14. A mais nova padece de uma anomalia psíquica profunda.

O homem, natural de Redondo, em Évora, está acusado de um crime de abuso sexual de criança e outro de abuso sexual de menor dependente, agravados. Segundo a acusação, levou-as para o seu quarto, onde as despiu e consumou as relações.

O tio, irmão da mãe das meninas, também é suspeito de ter abusado das meninas e de violar repetidamente o irmão mais velho das duas, então com 16 anos. Ambos têm uma deficiência mental profunda. O homem, 31 anos, está acusado de dois crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência e por um crime de actos sexuais com adolescentes – mas, como foi considerado inimputável, será julgado só para lhe ser aplicada uma medida de segurança que o impeça de reincidir.

Os pais deslocavam-se ao Alentejo num fim-de-semana para ver os três filhos, e, na semana seguinte, iam buscá-los para pernoitar em Salvaterra de Magos. Era nesta altura que aconteciam os abusos sexuais.

Os responsáveis da instituição de Reguengos de Monsaraz começaram a notar que os menores regressavam de casa dos pais com comportamentos estranhos. A menina mais velha, a única dos três que não é portadora de deficiência mental, chegou a mostrar receio de estar grávida, o que chamou a atenção das técnicas do lar. Pediram à GNR para investigar as suspeitas, que acabaram na descoberta dos crimes.


Sem comentários:

Enviar um comentário