sábado, setembro 05, 2009

Juiz deixa fugir perigoso pedófilo - Barcelos - Famalicão

Abusos sexuais: Apanhado com fotografias e vídeos sexuais com crianças

Cadastrado por pedofilia, foi apanhado com imagens no seu telemóvel de crianças nuas, durante os actos sexuais. São os filhos da companheira e a PJ acredita que, hoje com 11 e 14 anos, as crianças foram violadas por Fernando Araújo durante três anos. Fugiu para o Luxemburgo antes de ser detido – mas, ao regressar a Portugal para as férias, a PJ foi buscá-lo a 7 de Agosto ao Algarve. Presente a um juiz do Tribunal de Barcelos, este decidiu soltar o pedófilo que já fugiu mais uma vez.

Nem a mãe sabe do paradeiro do filho. Apesar de indiciado por abuso sexual de menores, e já com cadastro pelos mesmos crimes, o magistrado soltou-o com apresentações à GNR duas vezes por semana. Não compareceu no posto nem em casa da mãe, em Gondifelos, Famalicão, a morada que prestou no Tribunal de Barcelos mas que ninguém foi confirmar se era efectivamente a dele.
 
Olívia Araújo nem sabia sequer que o filho tinha sido detido no Algarve. “A GNR vem cá muitas vezes saber dele, mas não sabia que tinha estado no Algarve. Há anos que não o vejo, depois daquilo”, contou ao CM, envergonhada e com lágrimas nos olhos. São poucas as palavras para se referir às acusações de pedofilia que levaram o filho a julgamento. “Ele deu-lhe para aquilo, devem ser as más companhias, porque era bom rapaz e trabalhador”, lamenta.

É suspeito de mais abusos. Terá violado durante três anos os filhos da sua então companheira, na Póvoa. Foi apanhado numa operação stop da GNR com fotos e filmes dos menores nus na máquina fotográfica e telemóvel. A PJ foi alertada, mas o homem, de 38 anos, fugiu para o Luxemburgo antes de ser detido.

Em Agosto regressou. A PJ foi buscá-lo ao Algarve para ser interrogado por um juiz, que o libertou. Ficou proibido de sair de Gondifelos, onde garantiu morar, e desapareceu sem deixar rasto. “A última vez que me falou foi para lhe mandar 500 euros. Desde então nunca mais me falou”, recorda a mãe.

PORMENORES

FAMÍLIA
Olívia tem nove filhos e 12 netos. Fernando é o único que lhe dá problemas e a faz chorar. O pai morreu há treze anos.

GONDIFELOS
Freguesia onde Fernando não deixou boas recordações, mas os habitantes têm muita estima pela restante família.

CONTUMAZ
Como não cumpre o termo de identidade e residência, nem as medidas de coacção, foi declarado contumaz, com consequente mandado de detenção.

CONQUISTAVA AS MULHERES SÓS E COM OS FILHOS
Fernando Araújo chega ao contacto com os menores através das mães. O homem, solteiro, conquistou o coração da mãe dos dois rapazes, que estava separada do pai dos filhos. Pouco tempo depois, já vivia com a namorada na casa desta, na Póvoa de Varzim. O contacto físico com os rapazes ficou assim facilitados sem que a mãe percebesse. Fernando fotografou e filmou os actos sexuais e tinha na sua posse diverso material pornográfico com menores, quando foi apanhado numa operação de rotina da GNR.

A investigação da PJ detectou que Fernando já tinha antecedentes criminais por pedofilia, bem como por crimes de furto. Em Gondifelos, é conhecido por roubar carros, gasolina e ainda por iniciar os jovens da zona nestas actividades criminosas. Alguns já estão presos mas Fernando está em liberdade.

INTERROGADO POR UM JUIZ DE TURNO NUM SÁBADO
A Polícia Judiciária do Porto deteve Fernando a 7 de Agosto, quando este estava em gozo de férias no Algarve. Não consta que tenha sequer passado por Gondifelos antes. “Não o vemos por aqui há mais de um ano”, garantem os vizinhos.

Foi levado a tribunal no sábado e ouvido por um juiz de turno, proveniente de uma escala para cobrir as férias judiciais.

Entre as provas apresentadas na investigação constam fotografias e vídeos de práticas sexuais do pedófilo com os dois menores, filhos da antiga companheira, bem como de outras crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário